9 de jun. de 2010

Gripe H1N1 - Mitos x Verdades... Quanta dúvida!!!!


Tomar vitamina C previne contra H1N1?
MITO - Tomar vitamina C não previne a H1N1. A falta desta vitamina tem relação com a gripe porque níveis alterados desse nutriente podem levar a alterações do sistema imunológico.

Pegar vento ou andar descalço pode predispor à H1N1?
PARCIALMENTE VERDADEIRO - A exposição ao frio ou calor excessivo pode prejudicar várias funções do corpo, podendo causar alterações metabólicas, incluindo modificações nas condições das defesas imunológicas. Um exemplo disso é a mudança brusca do tempo, que predispõe a quadros alérgicos com aparecimento de secreção: se a pessoa se expõe ao vírus, com alteração anatômica e funcional das mucosas do trato respiratório (pelo quadro alérgico), terá maior dificuldade para se defender do vírus.

O vírus pode ficar incubado ao longo da vida e pode se manifestar no futuro?
MITO - O H1N1 é um vírus do tipo RNA (possui ácido ribonucléico em seu material genético) e não consegue causar este tipo de fenômeno.

Obesidade pode aumentar a predisposição ao vírus?
VERDADEIRO - Estudo realizado na Califórnia revelou que 2/3 dos pacientes diagnosticados com a H1N1, tinham doenças crônicas como asma, obstrução pulmonar, imunodeficiência, doença cardíaca (congênita ou coronária) e diabetes. A grande surpresa foi ter identificado entre elas a obesidade, que se cogita incluir no rol das condições de risco. Acredita-se que o excesso de peso na região abdominal comprima o pulmão, agravando os sintomas da doença.

Quem come carne de suína pode contrair a doença?
MITO - Se a carne estiver devidamente cozida e adequada para o consumo humano, qualquer vestígio do vírus estará completamente destruído.

Existem outras doenças que podem ser confundidas com a influenza?
VERDADE - Além do resfriado comum, a rinite alérgica é uma das doenças que mais se confundem com a gripe. Na rinite alérgica ocorrem sintomas como espirros, congestão e corrimento nasal. Existem duas formas de rinite alérgica: uma sazonal (em determinadas épocas do ano) e uma que dura o ano todo, podendo ser contínua ou intermitente. A rinite alérgica não é acompanhada de febre. Porém, isso pode acontecer quando ela estiver associada a uma infecção.

Quem tem bronquite está mais propenso a contrair o H1N1?
VERDADE - Quem possui qualquer doença respiratória, cardíaca ou imunodeficiência faz parte do chamado Grupo de Risco e está mais propenso à infecção.

Quem já teve H1N1 uma vez fica imune à doença?
MITO - Não porque mesmo que a pessoa já tenha contraído a doença, não ficará imune a uma nova onda, pois o vírus pode sofrer mutações e com isso possuir nova resistência e "enganar" as defesas que o corpo produziu para a infecção anterior.

Texto: Mariana Aschar - Bióloga

Fontes:
http://www.saude.df.gov.br (acesso: 05/06/10)

Um comentário:

Deixe aqui sua opinião e sugestão sobre o site!